A importância dos seis amigos
Friends é o seriado mais bem-sucedido da história da televisão mundial. Na 10ª temporada da série, cada um dos seis atores recebia US$ 1,000,000 por episódio (totalizando 18 milhões de dólares para cada um dos 6 atores principais apenas na última temporada). Propagandas nos intervalos do episódio final, que atraiu uma audiência de mais de 52 milhões de espectadores, custaram em média US$ 2,000,000 a cada quinze segundos nos Estados Unidos e US$ 190,000 no Canadá. Um DVD especial contendo o episódio final, o piloto da série e o clipe da música-tema da série, foi lançado apenas 5 dias após a exibição na TV pela NBC, se tornando o mais vendido daquele ano.
O programa focou-se na vida do sexteto principal, e foi um dos únicos sitcoms até hoje a não ter um único personagem central, dividindo as histórias entre cada um deles. Por mais que em certo episódio um ou outro tivesse mais foco, ao longo da série todos eles tiveram a chance de brilhar, em momentos como a gravidez de Phoebe (4ª/5ª temporada); Joey com suas intermináveis aparições em filmes e novelas, e sua dolorida paixão por Rachel; Chandler com seus impériplos amorosos até seu casamento com Monica; Ross com seus três casamentos e amores fugazes; Monica com sua insistente tentativa de tornar-se uma chef de sucesso, e a constante abordagem do seu temperamento obssessivo; e também Rachel, que ao longo da série formou com Ross o casal mais recorrente, terminando ao lado dele depois de dez longos anos.
O seriado não explodiu em termos de audiência na primeira temporada, mas já na segunda tornou-se o programa mais visto dos EUA. De acordo com os atores, e até mesmo os criadores (em seus comentários em DVD), já na 4ª temporada a série estava no topo da cultura pop, a ponto de todos temerem pelo futuro de suas carreiras fora do programa, tal era a superexposição do elenco, aparecendo em centenas de capas de revistas de todo o mundo. Contudo, o sucesso continuou perene, e nas temporadas após 2001, Friends era o programa mais lucrativo da televisão americana (Fonte: Nielsen).
A fonte do sucesso, segundo os próprios atores e criadores, foi a união indiscutível do elenco, não havendo, que se conheça, qualquer guerra de egos, ou desentendimentos entre os atores com a produção e a NBC. Com relação aos astronômicos salários, é sabido que Lisa Kudrow foi a líder inconteste das negociações.
Essa união é representada por algumas atitudes tomadas em grupo, como a decisão de não se deixarem indicar para premiações separadamente (tanto que Matthew Perry chegou a pedir que retirassem seu nome da lista de candidatos a “melhor ator de comédia” do Emmy em um dos anos da série), somente em grupo; e também o apoio dado a Matthew Perry aquando do ápice da sua dependência química.
Praticamente tudo no programa era um sucesso. A música-tema, I’ll Be There For You, do grupo The Rembrandts, foi criada especialmente para a série, e em pouco tempo tornou-se o símbolo do estrondoso êxito chamado Friends. A canção, antes gravada apenas para a abertura numa versão menor, foi refeita quando começou a ser tocada por um DJ do Tennessee e chegou ao número 17 da famosa lista da Billboard de canções mais tocadas.
O legado cultural de Friends não foi tão avassalador quanto o sucesso trazido ao longo dos 10 anos de exibição, mas sem dúvida alguma marcou a história da televisão mundial ao trazer às telas um grupo de seis personagens com histórias próximas da realidade, e catapultou ao estrelato atores até então de “segunda categoria”. O maior trunfo da série, talvez, tenha sido tornar-se o símbolo-mor da cultura pop da metade da década de 1990 à primeira metade da década de 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário