sexta-feira, 8 de maio de 2009

friends




Curiosidades
No episódio piloto de FRIENDS, Courteney Cox era quem fazia o papel de Rachel, enquanto Jennifer Aniston era Mônica. As duas acabaram trocando os papéis a pedido dos diretores.
A primeira frase dita no primeiro programa do seriado foi "There's nothing to tell" ("Não há nada para dizer"), por Mônica Geller. A última foi "Where?" ("Onde?"), por Chandler Bing.
O título original era "Friends Like Us", mas acabou sendo abreviado para "Friends". "Once Upon a Time in the West Village", "Insomnia Cafe" e "Across the Hall" eram alguns dos títulos mais cotados para a série.
O corte de cabelo de Jennifer Aniston, eleito o mais copiado dos anos 90/2000 nos EUA, foi criado por acidente, quando uma de suas amigas cortou o seu com gillete.

Set do Central Perk, no Warner Bros. Studios.O Central Perk, o Café onde os personagens sempre estão, foi inspirado no Manhattan Cafe que fica em Nova York (West Village).
O logotipo do Central Perk são duas xícaras e no meio,um guardanapo escrito "Central" que lembra uma ponte.Tem a semelhança do Central Park que tem uma ponte entre dois pedaços de terra
Matt LeBlanc não terminou os estudos e era carpinteiro antes do show. Ele diz: "Eu não sou burro, apenas interpreto um na televisão".
Matthew Perry namorou com Julia Roberts depois de ela ter participado do seriado. Logo após o fim do relacionamento disse: "Ela deixa a pia toda suja de pasta de dente e fica a todo momento pedindo dinheiro emprestado".
Matthew Perry foi jogador profissional de tênis antes de ser ator, e até venceu alguns campeonatos em NY.
O filme favorito dos homens (Joey, Ross e Chandler) era "Die Hard" que no Brasil foi traduzido para o português como "Duro de Matar".
Quando o episódio piloto foi aprovado pela emissora de televisão e virou um seriado, os seis amigos ganharam uma viagem para Las Vegas.
O pai de Aniston era ator e atuou na novela "Days of Our Lives" (mesma novela em que Joey Tribbiani atuava).
David Schwimmer foi o único que não fez teste para o elenco de Friends porque os produtores criaram Ross especialmente para ele.
David Schwimmer recusou um papel no filme MIB - Homens de Preto. Quem ficou com o papel então foi Will Smith.
David Schwimmer era um nerd feio e gordo em sua época colegial.
David Schwimmer é também muito chamado por seu apelido Schwim.
Matt LeBlanc admite que cuspiu em um hambúrguer quando trabalhava numa lanchonete de Nova York.
Matt LeBlanc usava calças de couro quando conheceu David Schwimmer e David não foi com a cara dele porque achou que ele era muito metido.
Os produtores do programa admitem que os personagens de "Friends" jamais poderiam pagar o aluguel dos apartamentos na região mais nobre de Nova York só com o que ganham na série.
Cada ator recebia 1 milhão de dólares por episódio, durante a última temporada. Os maiores cachês já pago até hoje na história das séries americanas.
Ao longo do programa, muitos artistas famosos fizeram participações especiais, como Tom Selleck, que interpretou Richard Burke, namorado de Monica na 2ª temporada; Bruce Willis, que interpretou o pai de Elizabeth, namorada de Ross na 6ª temporada; e Julia Roberts e Jean-Claude Van Damme, que participaram Aquele Depois do Superbowl, na 2ª temporada. Outros atores/atrizes que fizeram suas aparições:Brooke Shields, Reese Witherspoon e Christina Applegate (ambas como as irmãs de Rachel, embora nunca aparecessem juntas), Danny DeVito, Greg Kinnear, Paul Rudd, Aisha Tyler,Brad Pitt no papel de Will, dentre outros.
Bruce Willis não recebeu nada por sua participação em Friends, isso porque ele perdeu uma aposta para Matthew Perry durante as gravações de "Meu vizinho mafioso 2".
Ursula, a irmã má de Phoebe, era originalmente de outro seriado, Mad About You, onde era uma garçonete esquecida e desagradável do Riff's, restaurante que os personagens Jamie e Paul frequentavam. Em um episódio de Friends, eles visitam o Central Perk e confundem Phoebe com Ursula. Possivelmente por razões legais (Friends era produzido pela Warner Brothers, Mad About You pela Columbia/Tristar), Paul Reiser e Helen Hunt não tiveram os nomes Jamie e Paul nesse episódio.
Lisa Kudrow é formada em biologia.
Gunther, o atendente do Central Park, já atuou numa novela chamada "All my children" como "Bryce".
No episódio "Aquele depois do Superbowl", o faxineiro que dá a Ross dicas sobre aonde estaria o seu macaco é Dan Castellaneta, o dublador original do Homer, do seriado Os Simpsons.
Além de Dan Castellaneta, outro dublador de Os Simpsons participa do seriado: Hank Azaria (David, namorado de Phoebe que vai morar em Minsk), que faz várias vozes de personagens, entre elas a do Chefe Wiggum, Apu e o Nerd da Loja de Gibis.
Inicialmente, o personagem Chandler foi criado pelos produtores como sendo gay não assumido. Só na segunda temporada é que mudaram sua opção sexual. Mesmo assim, Matthew Perry manteve os trejeitos gays da personagem, e ele tem sua opção confundida o tempo todo, principalmente pelas mulheres com que convive.
Até a 7ª Temporada (2001-2002),são mostradas imagens do World Trade Center (destruído nos Atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001)
Cada um dos seis amigos tem um curioso nome do meio. Phoebe, por ter sido abandonada pela mãe e posteriormente adotada, não sabe seu nome completo.
Rachel KAREN Green - Joseph FRANCIS Tribbiani - Chandler MURIEL Bing - Monica ELIZABETH Geller - Ross STACEY Geller - Phoebe "?" Buffay

No episódio final, a música que toca quando Ross descobre que estava buscando pela Rachel no aeroporto errado é da banda Pearl Jam. Avessa a aparecimentos na mídia, essa foi a primeira vez que uma música deles foi utilizada como trilha sonora na televisão americana.
A música "Smelly Cat" tem uma gravação feita pela vocalista do Pretenders, Chrissie Hynde, em dueto com a atriz que interpreta a Phoebe, Lisa Kudrow. A cantora participa de um dos episódios como contratada por Terry para substituir Phoebe - que para ele era terrível -nas apresentações do Central Perk.
Emily Osment (De "Pequenos Espiões" (2/3) e "Hannah Montana") aparece em um episódio da série como Lilani Mayolanofavitch.
Quem interpreta Ben, o filho de Ross, é Cole Sprouse, que mais tarde estrelaria a série Zack & Cody.
Matt Leblanc atuou em uma série com o nome Joey. Essa série é uma "continuação" de Friends, só com Matt Leblanc do elenco de Friends. O sucesso não foi o mesmo e o programa não teve sequência.
No quarto de Rachel há um quadro em que se pode ler "Porto Ramos-Pinto", no Central Perk há também um quadro que faz referência a uma marca de café com nome português.
No primeiro episódio da 6ª temporada, nos créditos de abertura, todos os atores ( + David Crane e Marta Kauffman) aparecem com Arquette em seu sobrenome, uma referencia ao casamento de Courtney Cox na vida real. No final do mesmo episódio aparece uma citação desejando a Courtney e seu marido parabéns.

O episódio piloto
Após o fim do episódio piloto de Friends, o site “The Smoking Gun” trouxe a público em 7 de Maio de 1994 um documento “Relatório do Piloto”, resumindo as reações do público quanto ao episódio piloto da série. Em geral as reações “não foram muito favoráveis”; muitos espectadores consideraram o programa “não muito divertido, inteligente ou original”. Pelas conclusões, o relatório recomendou:

Incluir um sétimo personagem principal, mais velho, para o programa (atingindo outras faixas etárias, e também para ter algum “conselheiro” das atitudes dos personagens)
Mudar a abertura do programa por acharem a dança no chafariz inadequada
Adicionar mais humor
Mudar o piloto para que o público se identificasse mais com os personagens
Diminuir as situações com cunho sexual, pelo menos no início da série
Fazer com que Chandler falasse mais de si
Dar mais cenas à Phoebe, que até então fazia apenas aparições esporádicas ao longo dos episódios, não sendo uma personagem de destaque como Rachel ou Monica.
Deixar o Central Perk menos “psicodélico”
Vale lembrar que algumas exigências feitas pela NBC, como excluir a dança em frente ao Chafariz (cena antológica, uma das marcas do programa) – por considerá-la “rebelde” demais, e trazer um personagem mais velho e “mediador” das situações, foram veementemente combatidas pelo trio Marta Kauffman, David Crane, e Kevin S. Bright, de acordo com seus depoimentos em alguns episódios da série em DVD. A controvérsia inicial acabou sendo resolvida com um acordo: eles incluiriam cenas dos personagens (pedido inicial da NBC para a abertura), com flashes da dança em torno do chafariz (idéia dos criadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário