quarta-feira, 13 de maio de 2009

Filme:dragonball evolution


Elenco: Justin Chatwin, James Marters, Jamie Chung, Emmie Rossum, Eriko Tamura e Joon Park.

Direção: James Wong
Gênero: Ação/Aventura
Duração: 89 min.
Distribuidora: Fox Film
Estreia: 09 de Abril de 2009

Sinopse: A questão de Goku - nada menos que o destino do mundo - começa de forma inocente, no quintal da casa de seu avô Gohan, que treina o jovem em movimentos exóticos das artes marciais. É o aniversário de 18 anos de Goku, e Gohan presenteia o neto com uma esfera do dragão, uma bola pequena com a superfície macia e perolada, porém translúcida e leitosa, de modo a ter profundidade. Quatro estrelas flutuam dentro da bola. Só existem no mundo outras seis iguais a ela, e sabe-se que as sete esferas do dragão juntas garantem a quem as possuir a realização perfeita de um desejo.

O próprio passado de Goku é um mistério ligado à lenda das esferas do dragão, pois ele nunca conheceu seus pais, assim como o eclipse solar por vir, com a superstição da proximidade do apocalipse. Gohan promete revelar tudo a Goku no jantar especial que ele prepara para o neto.

Acontece que Goku escapole da festa de Gohan para ir à de Chi Chi, sua colega de escola, em quem Goku está interessado. Enquanto os adolescentes se encontram, uma tragédia ocorre em casa, provocada pela chegada de uma força das sombras, o que leva Goku, Kame, Bulma, Yamcha e Chi Chi a uma corrida para reunir as sete esferas do dragão. As dificuldades não poderiam ser maiores. Goku se defronta com os mais mortais inimigos, enfrenta uma força chamada Ki, ordenadora das forças do universo, e fica sabendo a verdade sobre seu incrível passado... e seu impensável futuro.

Curiosidades:
» Versão em carne e osso do desenho animado de sucesso na TV.

Filme:O Lutador


Direção: Isaac Florentine
» Roteiro: James Townsend, David N. White
» Gênero: Ação/Drama/Esporte/Policial
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 108 minutos
» Tipo: Longa


Ator/Atriz Personagem

- Michael Jai White - George Chambers

- Scott Adkins - Yuri Boyka

- Ben Cross - Steven Parker

- Eli Danker -Crot

- Mark Ivanir - Gaga

- Ken Lerner - Phil

- Daisy Lang - Svetlana

- Silvio Simac - Davic



Sinopse:
O campeão dos pesos pesados George 'Iceman' Chambers é enviado para a prisão na Rússia após uma falsa acusação de tráfico de drogas. No cárcere, volta ao ringue contra a sua vontade.

Filme:A Troca


Ficha Técnica:
Título Original: Changeling
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 141 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.changelingmovie.net
Estúdio: Imagine Entertainment / Malpaso Productions / Relativity Media
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: J. Michael Straczynski
Produção: Brian Grazer, Clint Eastwood, Robert Lorenz e Ron Howard
Música: Clint Eastwood
Fotografia: Tom Stern
Desenho de Produção: James J. Murakami
Direção de Arte: Patrick M. Sullivan Jr.
Figurino: Deborah Hopper
Edição: Joel Cox e Gary Roach
Efeitos Especiais: CIS Vancouver


Elenco:
Angelina Jolie (Christine Collins)
Gattlin Griffith (Walter Collins)
Michelle Martin (Sandy)
Michael Kelly (Detetive Lester Ybarra)
Frank Wood (Ben Harris)
John Malkovich (Reverendo Gustav Briegleb)
Colm Feore (Chefe James E. Davis)
Devon Conti (Arthur Hutchins)
Jeffrey Donovan (Capitão J.J. Jones)
Peter Gerety (Dr. Earl W. Tarr)
John Harrington Bland (Dr. John Montgomery)
Pamela Dunlap (Sra. Fox)
Roger Hewlett (Oficial Morelli)
Jason Butler Harner (Gordon Northcott)
Eddie Alderson (Sanford Clark)
Amy Ryan (Carol Dexter)
Dennis O'Hare (Dr. Jonathan Steele)
Kelly Lynn Warren (Rachel Clark)
Colby French (Bob Clark)
Geoffrey Pierson (S.S. Hahn)
Reed Birney (Prefeito Cryer)



Sinopse:
Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Seriado : Familia Dinossauro




Dinosaurs / Família Dinossauros



Dinosaurs (br: Família Dinossauros, por vezes também referenciado como Família Dinossauro), é um seriado de televisão estadunidense. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média.

Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions - a qual concebeu os bonecos que representam os personagens - e a Michael Jacobs Productions, entre 1991 e 1994, a série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens!



Principais personagens
Dino da Silva Sauro (Earl Sneed Sinclair): Patriarca da família, trabalha derrubando árvores na companhia Wesayso (o nome é formado pela fusão de três palavras cuja tradução para o português poderia ser "[faça] o que nós mandamos), comandada pelo cruel Sr. Richfield. O personagem só quer levar uma vida pacífica na frente da TV, e tem o conhecido bordão: "Querida, cheguei".
Fran Sauro (Fran Sinclair): Matriarca da família e dona de casa. Vive apenas para cuidar do marido e de seus três filhos, Bobby, Charlene e o caçula Baby. Na maioria das vezes, é ela quem comanda a família.
Robert "Bob" Sauro (Robert "Robbie" Sinclair): Filho mais velho e, apesar do visual radical, um rapaz consciente e responsável, mas que vive desafiando os tradicionais costumes dos mais velhos.
Charlene Sauro (Charlene Sinclair): Filha do meio da família, é uma típica adolescente que adora música, fazer compras e paquerar os rapazes no shopping. Diferente de Bobby, é alienada às causas sociais, afinal está mais preocupada com a sua aparência e a moda da estação.
Baby Sauro (Baby Sinclair): Caçula da família, está sempre fazendo travessuras com seus irmãos e principalmente com seu pai, Dino. A interação do personagem com o pai, formando um dos aspectos mais conhecidos do programa, consiste em atingi-lo repetidamente na cabeça com uma frigideira e repetir o bordão: "Não é a mamãe". Também tem outra frase que o torna ainda mais engraçado: "Precisa me amar!"
Vovó Zilda (Ethyl Phillips): Mãe de Fran, seu maior hobby é infernizar a vida do genro e se divertir com seus netos.
B.P. Richfield: Dono da companhia derrubadora árvores "Wesayso" (traduzida "Isso é assim" ou "Nós Dizemos que Sim"). É o terrível chefe de Dino, que odeia ver os funcionários felizes e culpa o mais "ingênuo" (o chefe da família Sauro) por qualquer coisa.
Mônica Desvertebrada: Melhor amiga de Fran, é uma dinossaura independente e divorciada, o que influencia a esposa de Dino a lutar pelos seus direitos.
Roy Hess: Melhor amigo de Dino, é um Tiranossauro Rex solteirão e meio bobalhão que está sempre pronto para lhe fazer companhia e embarcar em suas aventuras. Apaixonado por Mônica.
Carlão (Spyke): Melhor amigo de Bobbie. Tem um estilo malandro radical e está sempre tentando ajudar, mas acaba atrapalhando.
Dina Sauro (Pearl Sinclair): Irmã de Dino, é cantora e não se dá bem com o irmão. Teve um "caso" com Roy.

familia dinossauro


Curiosidades
Os maneirismos de Baby Sauro foram baseados filho mais novo de Bob Young, escritor e do produtor.
O fato do seriado se passar na pré-história fez com que os calendários da série funcionassem de trás para frente, ou seja, os anos diminuíam ao invés de aumentarem. Em um episódio, Bobbie perguntou ao seu pai (Dino) se ele se questiona porque isso acontece.
Os seres humanos apareceram em diversos episódios como homens da caverna, e os dinossauros expressaram freqüentemente a opinião que os seres humanos nunca poderiam desenvolver a inteligência. Uma piada do seriado era que os dinossauros não sabem distinguir os seres humanos "machos" e "fêmeas", como mostrado em um episódio (“A Dança do Acasalamento”) em que os tratadores do zoológico colocaram duas espécies humanas para procriar, porém as duas espécies eram do gênero masculino.
Em 1992, no episódio da série Os Simpsons “Black Widower”, a família Simpsons assiste a um programa muito similar à Família Dinossauros. Um dinossauro pai pede que seu filho toque alguma música, e o filho responde, “Don't have a Stegosaurus, man!” Então um dinossauro bebê bate na cabeça do pai, fazendo com que o pai grite: “D'oh!” Bart faz um protesto dizendo que os personagens daquela família são uma imitação da família Simpsons.
“O Dia da Geladeira”, no episódio de mesmo nome, tem características na maior parte do Natal e dia de Ação de Graças.
No episódio “Conduzindo Miss Zilda”, quando são perdidos no Vale dos Monstros há um paródia do Jurassic Park quando um mostro gigante está andando para o carro e o líquido no copo do Dino derrama a cada passo.
O episódio “Os terríveis dois anos” é uma paródia do filme O Exorcista.
O episódio "A Guerra do Pistache" é uma crítica à primeira Guerra do Iraque. A bandeira americana é transformada em alvo, que Bob e Carlão levam nas costas como parte do uniforme, e Dino faz o seguinte comentário: "Que mal pode acontecer à eles enquanto estiverem com a nossa Bandeira?

familia dinossauro




Os Shows dentro do Show
A família Silva Sauro passa um bom tempo na frente TV. E, para isso, foi necessário o desenvolvimento de programas voltados ao público jurássico. Dentre esses, há muitas paródias a programas e emissoras do mundo real e alguns deles são listados abaixo:

ABC (Antediluvian Broadcasting Company) - A ABC (American Broadcasting Company), emissora que exibiu a Família Dinossauros nos EUA, foi parodiada como uma das emissoras mais assistidas pelos dinos, a "Companhia Antidiluviana de Televisão". No episódio "Gênio da TV", Dino se torna executivo e muda a programação da companhia para programas idiotas, que diminuem o QI dos telespectadores.
DNN (Dinosaur News Network) - sátira à emissora de notícias CNN (Cable News Network), que na série tem como correspondente sênior o respeitado jornalista Howard Handupme.
DSPN (Dinosaurs and Sports Programming Network): paródia ao canal de esportes da Disney, ESPN (Entertainment and Sports Programming Network).
DSN (Dinosaur Shopping Network): paródia ao canal de compras estadunidense HSN (Home Shopping Network).
DTV (Dinomusic Television): clara sátira à "MTV" (Music Television).
Ask Mr. Lizard - um programa científico para crianças (baseado no programa infantil americano dos anos 1950 "Ask Mr. Wizard") que sempre termina com Timmy (o pequeno assistente) sofrendo as conseqüências dos experimentos perigosos, levando ao bordão: "Vamos precisar de outro Timmy!" Baby adora o programa.
Mr. Ugh: paródia do programa americano "Mr. Ed", em que um cavalo fala. Na série, é um homem das cavernas que "fala".
Totally Ineffectual Dad: série sobre um pai totalmente ineficiente.
The Smoo Show: "O Show Smoo" é um programa de variedades que repete um palavrão inaceitável pela sociedade, mas que não sai da boca de Baby no episódio "Censura na TV". Outros programas com palavrões também são mencionados, como "The Flark Show" e "Kiss My Glick".
Totally Hidden Predator: uma paródia de "Totally Hidden Video". Programa de câmera escondida que mostra as reações dos dinossauros ao encontrar um monstro que os devorará.
Dirty Dare: refência ao game show dos EUA "Double Dare".
Love Confession: paródia ao talk-show e game do mesmo país "Love Connection".
Good Morning Pangaea: imita o programa da ABC "Good Morning America".
The Hat Channel: O "Canal do Chapéu" é um canal 24 horas com notícias do chapéu, filmes do chapéu e tudo sobre chapéus. Dino assiste ao canal porque não quer desperdiçar o dinheiro que paga da TV a cabo.
House Full of Dads: Série humorística em que uma menina tem doze pais. Baseado em "Três é Demais" e/ou em "My Two Dads", séries americanas.
Mysteries that Haven't Been Solved Yet: Paródia de "Unsolved Mysteries". Aparece no episódio "A quase morte de Zilda".
Pangaea Hills, DINO210: sátira à série dos anos 1990 "Barrados no Baile".
Lifestyles of Those We Envy: paródia ao programa de celebridades "Lifestyles of the Rich and Famous".
Way Too Complicated: paródia à série norte-americana "The Brady Bunch", mas com 14 pequenos dinossauros fantasmas.
A Garota submarina - filme que aparece no episódio "Querida, Sinto falta das crianças". Uma clara referência ao filme Disney A Pequena Sereia.
George-Um Hipopotamo laranja que faz a alegria das crianças, num episódio, Dino se disfarça de George para agradar Baby e foi preso sabendo que George e malvado e quer conquistar Pangea. Uma referência ao dinossauro rosa "Barney"
Balde Cheio de Cãezinhos - série criada por Dino no episódio em que ele se torna executivo da ABC.Sempre ao final,um dinossauro abria uma caixa em que estavam cerca de 5 filhotes de labradores.É um dos programas criados por Dino que diminuem o QI dos dinossauros
Há ainda outro programas que aparecem na TV dos dinossauros, mas alguns são desconhecidos do público brasileiro.

Nos países lusófonos

Brasil
Estreou nesse país em abril de 1992 no programa Xou da Xuxa, da TV Globo. A série aumentou os índices de audiência das manhãs, que estavam abaixo do esperado, o que levou a série a ser exibida também aos domingos. Mas a série teve grande audiência só no ano seguinte, quando era exibido dentro do programa infantil TV Colosso às 11hs30min, última atração antes do encerramento das 12hs. Nesse período, o auge da série no Brasil, o merchandising da mesma cresceu muito, com produtos de guloseimas a chaveiros (foram vendidos 40 milhões de envelopes do álbum de figurinhas da série). Após seus episódios serem repetidos várias vezes, saiu do ar em 1995.[carece de fontes?]

No século XXI, o SBT detinha os direitos da série, exibindo-a primeiro semanalmente, no fim das manhãs de domingo e nas noites de sábado, por exemplo, chegando a ser exibida de segunda a sábado à tarde por vários meses, isso em 2003. Em 2005 a série voltou a ser exibida, no sábado, por volta de meio-dia, mas só por algumas semanas.

A série voltou a ser exibida no dia 30 de julho de 2007 pela Rede Bandeirantes, de segunda a sexta às 20:15 até 21hs. No dia 1º de outubro, em virtude deste mesmo horário que foi ocupada pela novela Dance Dance Dance, a série mudou de horário para 21hs. Para os padrões da emissora, é um relativo sucesso de audiência. Pela primeira vez, ultrapassou mais de 3 pontos naquele horário, marcando 8 pontos de pico e 7 de média, ficando no 3º lugar, segundo o Ibope. Mudou novamente de horário no mesmo mês, sendo exibida às 14 e 22hs, mas isso fez a audiência cair um pouco. Em janeiro de 2008, a série deixou de ser exibida na Band, voltando a ser exibida em março do mesmo ano sempre nas noites de sábado; permaneceu na grade de programação da emissora por alguns meses. Posteriormente, o programa passou a ser apresentado nas tardes de domingo, mas logo saiu do ar mais uma vez. Em janeiro de 2009, retornou à Bandeirantes com exibição diária às 14:30hs.

Seriado : Jeannie é um genio




I Dream of Jeannie


Rua batizada como I Dream of Jeannie na Flórida.Jeannie é um Gênio (em inglês, I Dream Of Jeannie) foi uma série de televisão estadunidense transmitida de 1965 a 1970. Foi criada e produzida por Sidney Sheldon, distribuída pela Columbia Pictures, composta de cento e trinta e nove episódios. Seu famoso tema musical foi composto por Buddy Kaye e Hugo Montenegro.



Elenco
Barbara Eden - Jeannie
Larry Hagman - Major Anthony Nelson
Bill Daily - Major Roger Healey
Hayden Rorke - Dr. Bellows
Emmaline Henry - Amanda Bellows
Barton MacLaine - General Peterson
Vinton Hayworth - General Shaeffer

Jeannie




Sinopse
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O então Capitão Anthony Nelson, piloto da Força Aérea Americana e depois astronauta da NASA, cai acidentalmente numa ilha, onde encontra uma misteriosa garrafa. Ao abri-la, descobre que a mesma era a morada de uma moça chamada Jeannie, que é um gênio das histórias das Mil e Uma Noites, com incríveis poderes e que o chama de "amo". O piloto a liberta, mas a moça se apaixona por ele e o acompanha até sua casa nos Estados Unidos, onde passa a tumultuar a vida do pobre homem e do Dr. Bellows, médico e psiquiatra que acompanha Nelson e tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto, mas sempre é convencido de que o louco é ele e não o piloto.

O melhor amigo de Nelson, o atrapalhado e metido a Don Juan Roger Healey, acaba por descobrir o segredo da garrafa ao tentar namorar Jeannie quando a conhece na forma de uma moça comum. Embora tente sempre aproveitar os poderes do gênio e até conquistar suas atenções amorosas, Healey se mantém fiel a Nelson durante a série e guarda o segredo do amigo, e até tenta ajudá-lo a sair das enrascadas em que Jeannie o envolve, o que quase nunca consegue.

Quando Nelson não se vê envolvido nas confusões de Jeannie, sofre com todo o tipo de invasão de parentes, amigos e até animais de estimação de Jeannie (um cão invisível que odeia uniformes), todos com poderes mágicos. O depois Major Nelson acaba se rendendo aos encantos de Jeannie e se casa com ela, fato geralmente apontado como o que levou ao fim da série.


Trívia
Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

A personagem Jeannie teve que se adaptar aos padrões morais dos americanos, escondendo seu umbigo em alguns episódios.
O ator Larry Hagman, que teve um fígado transplantado, disse ao entrevistador Larry King que sempre fazia as cenas do seriado após ter ingerido algumas doses de álcool, pois acreditava que a bebida o deixava mais "alegrinho".
Durante a série, Barbara Eden era casada na vida real com o ator Michael Ansara, que participou de alguns episódios: ele foi um gênio azul furioso que perseguia o Major Nelson e também um militar conquistador que provocou ciúmes no Major.
Sidney Sheldon escolheu pessoalmente Barbara Eden para interpretar Jeannie.
Nas filmagens de Como Se Não Bastasse, no qual Tony prende a Jeannie 2 em um frasco de perfume, para filmar a cena o diretor colocou Barbara Eden dentro de um vidro gigante e depois convidou todos para o almoço, deixando-a presa e abandonada, enquanto se escondiam para fingir que tinham partido. Os gritos de Jeannie 2 são, na verdade, a gravação dos apelos de Eden para ser salva!
Barbara Eden foi a primeira loira a fazer um teste para o papel, já que até então só haviam aparecido candidatas morenas.(Fonte: Almanaque dos Seriados)
Barbara Eden estava grávida durante a primeira temporada, o que era disfarçado com closes ou um véu enorme cobrindo a frente do seu corpo.(Fonte: Almanaque dos Seriados)

Jeannie é um Genio


História de sua exibição no Brasil
A série foi exibida primeiramente em 1966, pela TV Paulista, na época braço da Rede Globo em São Paulo e, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, foi um grande sucesso (primeira temporada).
Em 1968, a série foi adquirida pela Rede Excelsior, que tratou de providenciar a segunda temporada. Larry Hagman foi entrevistado em sua vinda ao Brasil e se assustou com a sofisticada produção da emissora A Muralha.
Com a falência da Excelsior, a série foi para a Rede Record, onde também foram exibidas a terceira, quarta e quinta temporadas inéditas.
Foi reprisada em várias emissoras, como a Band, Rede Tupi e a própria Rede Record. Com a chegada da TV a cores, os episódios da primeira temporada (que haviam sido gravados em preto e branco nos Estados Unidos), foram retirados do ar.
Em 1996, a série retorna na TV por assinatura, pelo canal Warner Channel; a surpresa é a dublagem original preservada. Episódios da primeira temporada em preto e branco também aparecem, alterando a exibição com os coloridos das outras temporadas. Poucos episódios foram exibidos legendados, devido a danificação da dublagem original destes episódios. Ficou no ar até 1998.
A série retorna em 1999, na inauguração da RedeTV!, em pleno horário nobre, e com audiência que surpreende os diretores da emissora. Com isso, em 2001, a rede anuncia uma surpresa: a primeira temporada temporada voltava ao ar, agora colorida por computador. E com a dublagem original. Saiu do ar em 2002, retornando em 2004 pela Rede 21, com exibições que variaram entre diárias e apenas duas vezes por semana.
Atualmente a série passa no canal pago Nickelodeon, no bloco noturno Nick at Nite, de segunda a sexta à 0h e às 4h e sábado e domingo à 1h e às 5h da manhã.

Exibições atuais no Brasil
A série está sendo atualmente exibida pela Rede Brasil e pela TV Litoral canal 20 de Campos dos Coitacazes.
Em TV paga, ela é exibida com dublagem orginal pelo cnal Nickelodeon, no bloco Nick at Nigth.

Seriado : Setimo Céu




7th Heaven é uma série norte-americana sobre um pastor protestante e a sua família da cidade ficcional de Glenoak, Califórnia. Foi criada e produzida por Brenda Hampton. O final original da série foi transmitida a 8 de Maio de 2006 mas numa rára ocorrência levou o programa a ser repescado pelo novo The CW Television Network depois do episódio ter tido uma audiência bastante grande. A série chegou ao fim com a 11ª temporada.

A série começou numa segunda, 26 de Agosto de 1996 no The WB, a primeira vez que o the WB transmitiu a programção de segunda-feira, e foi transmitido de 1996-2006 no The WB, e será um dos programas do novo The CW. Notavelmente, a série ficou no mesmo espaço durante quase toda a sua história, fazendo frente contra 92 séries que foram transmitidas noutros canais durante as suas dez primeiras temporadas. Também foi a série mais vista do WB desde 1998 - oito anos seguidos. 7th Heaven detém o recorde da hora mais vista do WB - 12,5 milhões de espectadores - a 8 de Fevereiro, 1999 "In Praise of Women" quando a série recebeu o nascimento dos gémeos Sam e David Camden.


Elenco e personagens
Stephen Collins (Eric Camden)
Catherine Hicks (Annie Camden)
Beverley Mitchell (Lucy Camden)
David Gallagher (Simon Camden)
Mackenzie Rosman (Ruthie Camden)
Nikolas Brino (Sam Camden)
Lorenzo Brino (David Camden)
George Stults (Kevin Kinkirk)
Tyler Hoechlin (Martin Brewer)
Allison Mack
Happy (Happy o cão)

Elenco e personagens recorrentes
Barry Watson (Matt Camden)
Sarah Danielle Madison (Sarah Glass-Camden)
Jessica Biel (Mary Camden-Rivera)
Geoff Stults (Ben Kinkirk)
Scotty Leavenworth (Peter Petrowski)
Haylie Duff (Sandy Jameson)
Ashley Tisdale (Janice Watson)
Brenda Song (Cintya Lauper)

Seriado : Seinfeld




Seinfeld

Exibida originalmente de 5 de Julho de 1989 até 14 de Maio de 1998, a série retrata a narcisista e irônica cultura da década. Em 2002, o TV Guide lançou uma lista dos 50 melhores programas da televisão de todos os tempos, e Seinfeld estava em primeiro lugar. O programa foi criado por Larry David e Jerry Seinfeld. Estrela Jerry Seinfeld interpretando a si mesmo morando num apartamento em Manhattan, Nova Iorque. Há um eclético leque de personagens, que inclui Cosmo Kramer (Michael Richards), George Costanza (Jason Alexander) e Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus). É produzido pela Castle-Rock Entertainment e distribuída pela Columbia Pictures (hoje, Sony Pictures).


Visão geral

Restaurante onde Jerry, Elaine, Kramer e George se reuniam.O programa é conhecido como "o programa sobre nada". A maioria da comédia é baseada em factos corriqueiros do dia-a-dia com pontos de vista um tanto excêntricos ou irrelevantes a serem adotados. A premissa é mostrar de onde o humorista Jerry Seinfeld retira o material para suas apresentações. Os personagens são retratados como narcisistas e amorais, apesar disso o programa conseguiu se consagrar como comédia. Sentimentalidade era sempre deixada de lado por Larry David e Jerry Seinfeld, que diziam que a série "não teria hora do abraço, hora de aprender." Isso deu ao programa um tom cínico e frio, porém apreciável. Temas como pessoas com comportamento ilógico, neuras ou obsessões, além de relacionamentos amorosos, eram sempre abordados pela equipe de roteiristas. Os criadores sempre quiseram mostrar as atividades de pessoas reais, ao invés de igualar-se a outros personagens de outras séries.

Algo recorrente nos episódios era uma ou mais apresentações do humorista Jerry Seinfeld, sempre tratando de um assunto relacionado ao episódio. Isso o distanciava do programa em si, mostrando o Jerry humorista, e não o Jerry personagem. Em alguns episódios, porém, estes dois se uniam, já que o Jerry personagem também trabalhava como humorista.

Outra coisa que mostrou o lado pós-moderno da série foi o fato de se auto-abordar. Na quarta temporada, Jerry e George escrevem um piloto e o entregam à NBC, na esperança que fosse escolhido. O nome do programa é Jerry, e tinha a mesma premissa do próprio programa: um programa sobre o nada.

Algo que também tornava Seinfeld excepcional era o fato de as histórias de cada personagem começarem independentes mas, ao final do episódio, se juntarem de alguma forma — para piorá-las ou melhorá-las.

Uma famosa marca do programa é a entrada com um baixo em slap e uma percursão feita com o barulho da boca. Toda deixa acaba e começa por estes instrumentos. Esse fato é bastante apreciado em sátiras e homenagens principalmente para dizer aos espectadores que se trata de Seinfeld.

O programa começou como As Crônicas de Seinfeld (The Seinfeld Chronicles), numa quinta-feira, 31 de Maio de 1989 na NBC. Seinfeld não foi imediatamente um sucesso, porém. Depois da exibição do piloto, a NBC resolveu não escolhê-la e ofereceu-a à FOX, que também a recusou. Foi graças a Rick Ludwin, chefe dos eventos noturnos da NBC, que a série continuou por mais quatro episódios. Depois de nove anos no ar, e 180 episódios gravados e exibidos, o último episódio foi ao ar em 14 de Maio de 1998. Foi assistido por uma quantidade absurda de pessoas, estimada em 76 milhões de telespectadores. Jerry Seinfeld está no Livro dos Recordes por recusar o cachê de 5 milhões de dólares por episódio para fazer uma décima temporada.

Em 2004, fez-se um acordo para tornar Seinfeld disponível em DVD pela primeira vez. O lançamento foi atrasado por causa de problemas legais envolvendo as entrevistas dos extras. As primeiras três temporadas foram lançadas em 23 de Novembro de 2004; a quarta temporada foi lançada em 17 de Maio de 2005; a quinta e sexta temporadas foram lançadas em 22 de Novembro de 2005.

Seinfeld


Personagens

Quarteto

[editar] Jerry Seinfeld
Ver artigo principal: Jerry Seinfeld
Humorista à procura de relações com mulheres atraentes, que raramente duram mais do que um episódio. Geralmente detecta logo algum minúsculo defeito nelas, que exagera, levando-o a terminar a relação imediatamente. Está sempre a fazer observações sarcásticas sobre os demais, sendo o que possui melhor posição financeira dos 4 amigos. É também o único a manter a mesma profissão durante toda série. É obcecado por limpeza, cereais de pequeno-almoço, ténis (calçado) e super-heróis, em especial o Super-Homem. Jerry é o único personagem a aparecer em todos os 180 episódios da série.

Utilizou o pseudónimo de Kel Varsen várias vezes ao longo da série.


George Costanza
Ver artigo principal: George Costanza
Neurótico, inseguro, baixo, gordo, careca e pouco esperto, é como o definem. A própria Sony já chegou a ironizar a personagem com a frase: "It sucks to be George Costanza". Mentiroso patológico, George Costanza tem um relacionamento turbulento com os pais, Frank e Estelle Costanza. Teve vários empregos: agente imobiliário, editor de livros da Pendant Publishing, Assistente de Viagens dos New York Yankees, trabalhou para a Kruger Industrial Smoothings e chegou mesmo a trabalhar durante dois dias para a "Play Now", uma firma de material de recreio. As suas relações sempre foram desastrosas. Ironicamente, a sua relação mais desastrosa foi quando ficou noivo de Susan Ross. Os seus principais talentos são mentir e conhecer todos os bons banheiros da cidade. Além de ser um pão-duro nato.

O personagem George Costanza foi baseado no co-criador do programa, Larry David. Quase todas as artimanhas e reacções do personagem reflectem factos verídicos da vida do co-criador do programa, algumas até vergonhosas.

Criou o personagem fictício mais famoso da série: Art Vandelay


Elaine Benes
Ver artigo principal: Elaine Benes
Assim como Jerry, a vida de Elaine resume-se a procurar relações com gente atraente, apesar de alguns dos seus namoros durarem mais do que os de Jerry. O seu mais memorável relacionamento vai-e-vem é com David Puddy. Trabalhou para a Pendant Publishing, Catálogo J. Peterman e assistente pessoal do abastado Mr.Pitt. Elaine é a síntese de várias conhecidas dos roteiristas, duas delas sendo Carol Leifer, ex-namorada da vida real de Jerry Seinfeld, e outra sendo Monica Yates, ex-namorada de Larry David. No programa, Jerry e Elaine namoraram e terminaram antes do primeiro episódio, ficando amigos depois. Elaine foi para a Tufts University e trabalha como editora. Elaine é por vezes vítima das circunstâncias, entrando em conflito com namorados inadequados ou com excêntricas ordens de seus patrões. Não se importa muito com os problemas dos outros, a não ser que, de alguma forma, lhe envolva diretamente. Tem uma fraqueza pela bebida alcoólica Schnapps, pessoalmente com sabor a pêssego, o que a faz revelar segredos dos outros.


Kramer
Ver artigo principal: Cosmo Kramer
Mais tarde (na 6ª temporada) teve seu primeiro nome, Cosmo, revelado. Kramer é o mais excêntrico dos personagens do programa. Normalmente chamado pelo apelido, é famoso pelas suas entradas no apartamento de Jerry, abrindo a porta rapidamente e deslizando para dentro. O seu nome foi revelado pela sua mãe, Babs Kramer, no episódio "The Switch.". Kramer está sempre à procura de alguma maneira de ganhar dinheiro fácil e rapidamente, pensando em invenções ou em esquemas.É amigo de Newman e de muitos outros personagens nunca vistos, como Lomez e Bob Sacamano. Usa mais a comédia física para arrancar risadas do público.

O personagem Cosmo Kramer foi baseado num vizinho de Larry David, Kenny Kramer.

Utilizou vários pseudónimos em situações hilariantes ao longo da série, como H. E. PennyPacker e Dr. Martin/Peter Van Nostrand.

seinfeld


Personagens frequentes
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

Newman
Newman nunca revelou o seu primeiro nome. É vizinho de Kramer e Jerry; um baixo, vingativo e psicótico carteiro. Newman é o arqui-inimigo de Jerry amigo de Kramer. Jerry descreve-o como "O Mal em Pessoa." Newman parece ser o único personagem que percebe que Jerry não tem nenhuma consciência social. Talvez seja essa a razão do ódio, o que é irónico, já que Newman também não é nenhum grande exemplo de pessoa consciente. Newman nunca perde a oportunidade de criar problemas a Jerry. Curiosamente, Jerry namora uma ex de Newman e ao saber que tinha sido ele a acabar com ela não conseguiu mais sustentar aquela relação sabendo que ela não era suficiente para Newman. Newman tem uma paixão secreta por Elaine.


Outros
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Estelle Costanza (Estelle Harris) — Mãe de George. Uma mulher com uma voz esganiçada que embirra com George e com o seu pai. Nunca foi vista sorrindo.
Frank Costanza (Jerry Stiller) — Pai de George. Desgostado com todos os aspectos religiosos e comerciais do Natal, inventou a sua própria época festiva, o "Festivus", que dispensa qualquer tipo de decoração, tendo um poste de alumínio em vez de Árvore de Natal. A festa consistia num jantar, em que Frank contava a todos como o tinham desapontado e desgostado no ano que passou, e numa "Medida de Força", que acabava sempre em choro para George. O Festivus nasceu da ocasião em que Frank tinha foi ao supermercado comprar uma boneca para George, e estendeu a mão à última que havia, mas não foi o único, e a boneca acabou por se despedaçar. Daí nasceu uma nova festa: "A Festivus for the Rest of Us!"
Susan Biddle Ross (Heidi Swedberg) — Noiva de George, que morreu por lamber envelopes baratos e antigos com cola tóxica quando enviava os convites do casamento.
Helen Seinfeld (Liz Sheridan) — Mãe de Jerry, um estereótipo de mãe judia.
Morty Seinfeld (Barney Martin) — Pai de Jerry, vendedor de gabardinas por 48 anos.
J. Peterman (John O'Hurley) — Excêntrico e poético patrão de Elaine.
George Steinbrenner (Lee Bear, voz de Larry David) — Excêntrico patrão de George nos New York Yankees.
Tio Leo (Len Lesser) — Tio chato de Jerry, sempre orgulhoso com o primo de Jerry, Jeffrey, que trabalha no Departamento de Parques.
David Puddy (Patrick Warburton) — Namorado "vai-e-vem" de Elaine. Mecânico, mais tarde Vendedor de Carros, pinta a cara em jogos de hockey no gelo e tem um hábito irritante de olhar para o nada com os olhos semi-cerrados.
Sr. Wilhelm (Richard Herd) — Superior de George nos New York Yankees.
Sr. Lippman (Richard Fancy) — Patrão de Elaine na Pendant Publishing.
Sr. (Justin) Pitt (Ian Abercrombie) — Contratou Elaine para ser sua assistente pessoal, depois do fim da Pendant Publishing, com tarefas triviais como comprar-lhe meias brancas.
Mickey Abbott (Danny Woodburn) — Anão amigo de Kramer que praticou teatro com ele.
Jackie Chiles (Phil Morris) — Advogado de Kramer.
Kenny Banya (Steve Hytner) — Péssimo comediante, que vive atrás de Jerry.
Crazy Joe Davola (Peter Crombie) — Louco que persegue o quarteto na quarta temporada.
"Maestro" Bob Cobb — Namorado de Elaine, conduz uma orquestra e insiste em ser chamado por Maestro socialmente.
Sue Ellen Mishkie — Rival de Elaine, sente-se melhor do que ela. Alta, loura e conhecida por não usar soutien.
Bob Sacamano — Amigo de Kramer várias vezes mencionado mas nunca visto.
Lomez — Amigo de Kramer várias vezes mencionado mas nunca visto.

Seinfeld


Momentos Inesquecíveis


Jerry Bizarro
Elaine começa a sair com um oposto a Jerry, George e Kramer, eles são Kevin (Oposto de Jerry), Gene (Oposto de George) e Feldman (Oposto de Kramer) e frequentam o "Reggie's Coffee Shop" em vez de "Monk's Coffee Shop". Existe também um oposto de Newman, Vargas, que a contrário de Newman e Jerry ele e Kevin são grandes amigos.


Elaine Dança
No episódio "The Little Kicks", Elaine dança de uma maneira muito estranha à frente dos seus colegas de trabalho numa festa do catálogo J. Peterman. George vê a dança e conta a Jerry, e ele comenta que já a viu dançar uma vez e fica horrorizado ao saber que ela ainda continua.


Moiros/Mouros
No episódio "The Bubble Boy", a jogar Trivial Pursuit, George teima que a resposta para "Quem invadiu a Espanha no século VIII?" é "Louros", e não "Mouros". Tratava-se de uma gralha, mas George, teimoso como é, recusa-se a aceitar a resposta (correta) do Rapaz-Bolha.


O Nazi das Sopas
Neste episódio, Kramer descobre um restaurante de sopas cujo dono (e cozinheiro) é um homem inflexível com a alcunha de "Nazi das Sopas". É baseado numa loja de sopas real em Nova Yorque, onde o dono é muito rígido. Existem referências da cena até mesmo em séries mais recentes, como Scrubs.


"Dolores!"
No episódio "The Junior Mint", Jerry namora uma mulher cujo nome ele não consegue se lembrar. Ele começa a tentar evitar usar o nome dela, e tenta arranjar uma maneira de descobri-lo, por meio de conversa. Num determinado momento, ela diz que seu nome rima com uma parte da anatomia feminina. George e Jerry, então, tentam adivinhar o nome, sendo o mais memorável Mulva (rima com Vulva). Quando ela percebe que ele não sabe seu nome, ela sai do apartamento indignada. De repente, Jerry se lembra do nome, e a chama pela janela: "Dolores!" Isso causou certa confusão na tradução. Dolores, em inglês, rima com clitóris, mas em português não. Esta confusão foi ignorada pela equipe que legendou a série, então, Dolores permaneceu como rima de clitóris.


O "Truque"
No episódio "The Fusilli Jerry", "O Truque" refere-se a uma técnica sexual inventada por Jerry que ele ensina a George. Jerry descobre, através de Elaine, que Puddy também está usando sua técnica. O "Truque" em si nunca é descrito, deixando para a imaginação do público.


Serenidade já!
No episódio "The Serenity Now", "Serenidade já!" é uma técnica de relaxamento usada por Frank Costanza, principalmente quando discute com Estelle. Acaba sendo bem ineficiente. Kramer tenta usar a técnica mas explode de qualquer jeito, destruindo 25 computadores que George tinha guardado no seu apartamento.


"Estes aperitivos estão me deixando com sede!"
Um episódio em que Kramer consegue um emprego de figurante no filme de Woody Allen, sua única deixa é "These pretzels are making me thirsty (Estes aperitivos estão a fazer-me sede)". A trama desenvolve-se a partir do momento em que Kramer tenta encontrar entoações diferentes para a fala, e procura a magnitude dela. Uma cena famosa desse episódio é quando o carro de George é batido e em vez de insultar ele diz a tal frase. Outra trama envolvida no episódio é um velho que acaba fazendo muito dinheiro manobrando os carros das pessoas que vivem perto do apartamento de Jerry; George então decide ingressar no ramo. No final Kramer é demitido porque fica nervoso e acaba quebrando o copo de cerveja.


Kramer Salteado
Certo episódio Kramer está insatisfeito com a sua espuma de barbear, começando a barbear-se com manteiga. Contente com o estado da sua pele, decidiu usar manteiga em todo o corpo, acabando por se "cozinhar" ao sol no telhado do prédio, fazendo com que Newman o confunda com um frango, e mais tarde um peru.



Seinfeld já foi lançado em DVD:

"Seinfeld: Jerry's Favorites" (1998)
"Jerry seinfeld: comedian" (2002)
"Seinfeld: Volume 1: Seasons 1&2" (2004)
"Seinfeld: Volume 2: Season 3" (2004)
"Seinfeld: Volume 3: Season 4" (2005)
"Seinfeld: Volume 4: Season 5" (2005)
"Seinfeld: Volume 5: Season 6" (2005)
"Seinfeld: Volume 6: Season 7" (2006)
"Seinfeld: Volume 7: Season 8" (2007)
"Seinfeld: Volume 8: Season 9" (2007)
"Seinfeld: The Complete Series" (2007)

Seriado : The Nanny


Competente e Descarada (PT)
Nanny (BR)

Transmissão original 3 de Novembro de 1993
– 12 de Maio de 1999
Qt. de temporadas 6
N. de episódios 146
The Nanny (Competente e Descarada em Portugal e Nanny no Brasil) foi uma Sitcom norte americana que se estreou no dia 3 de Novembro de 1993 na CBS. Fran Drescher interpretava "the nanny named Fran" (como Ann Hampton Callaway cantava no tema que escreveu). Depois de seis temporadas o programa terminou.

A série era produzida pela Sternin/Fraser Ink, Inc. e pela High School Sweethearts Productions, em colaboração com a TriStar Television. The Nanny tinha como produtores executivos Drescher e o seu então esposo Peter Marc Jacobson, que tinha sido seu namorado desde os tempos de liceu.

No Brasil, o programa já foi exibido pela Rede Record e pela Rede 21 na TV Aberta e é exibido no canal Sony Entertainment Television da TV a Cabo. Em Portugal, é exibida pelo canal TVI.




Premissa
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
A série desenvolve-se em torno de Fran Fine (Fran Drescher) que em uma voz nasal de relevo e que perde um trabalho na loja de noivas do namorado e tem de ir vender cosméticos de porta em porta. Assim sendo, Fran dirige-se à casa do inglês Maxwell Sheffield, produtor de Broadway e pai de três crianças. Maxwell pensa que Miss Fine era a babá que tinha contratado e deixa-a entrar. Quando acredita equivocadamente que Fran foi enviada por uma agência de babás, ela apreende rapidamente em cima da oportunidade a transformar-se em babá para as suas três crianças. Fran vai tocar rapidamente nos corações de Maxwell e das crianças e fica contratada.

the Nanny







A manter a casa impecável e a intrometer-se em todas as conversas de família está o mordomo Niles (Daniel Davis). Niles reconhece rapidamente a boa vontade de Fran de trazer o calor para a família e tornam-se amigos rapidamente. C.C. Babcock (Lauren Lane), sócia de Maxwell e eterna apaixonada por ele, vê na ama uma concorrência de peso e tenta a todo o custo que Maxwell não se apaixone por ela.

Sempre presentes na mansão Sheffield estão a amiga burra de Fran, Val, a mãe de Fran, Sylvia e a avó Yetta. O seriado conta com aparições mais que especiais de celebridades como Jay Leno, Ray Charles, Elton John, Whoopi Goldberg e Dr.Joyce Brothers entre outras personalidades. Sem dúvida a receita perfeita de um humor doce, inocente e muito marcante.


Curiosidade
De acordo com o jornal Estado de São Paulo, A Rede TV! também trouxe da MipCom a série The Nanny, que vai ao ar na hora do almoço, novas temporadas de Pokémon, e o desenho japonês Ryukendo, uma espécie de novo Power Ranger. A compra de outras duas grandes séries está sendo finalizada.


Elenco
Fran Drescher (Fran Fine Sheffield)
Daniel Davis (Niles)
Lauren Lane (Chastity Claire "C.C." Babcock)
Benjamin Salisbury (Brighton Sheffield)
Charles Shaughnessy (Maxwell Sheffield)
Nicholle Tom (Margaret "Maggie" Sheffield)
Madeline Zima(Grace "Gracie" Sheffield)

Personagens recorrentes
Renée Taylor . . . Sylvia Rosenberg Fine
Rachel Chagall . . . Valerie "Val" Toriello
Ann Morgan Guilbert . . . Yetta Rosenberg

Seriado : Buffy a caça vampiros




A série, criada por Joss Whedon, pretendia-se à partida uma representação da vida adolescente com uma figura central feminina altamente activa.

Não se acreditava, no entanto, que as idéias apresentadas por Whedon, incomuns para a televisão americana da época, rendessem melhor do que o desastroso filme já anteriormente realizado sobre o conceito, escrito por Whedon mas realizado por Fran Kuzui, e a série foi concebida sob baixas expectativas de sucesso comercial ou crítico, estreando portanto no midseason de 1997 (em Abril), quando as séries principais estavam em intervalo (a temporada oficial começa em Setembro e vai até Maio), servindo originalmente de substituição temporária, com uma temporada de 12 episódios (ao contrário dos tradicionais 22). A Primeira temporada alcançou já uma média razoável, para um canal acabado de nascer. Cada episódio foi visto, em média, por 4.9 milhões de pessoas.

Confrontada com o interesse público na série, a WB renovou a série para um segundo ano de 22 episódios. A série manteve o seu razoável desempenho em termos de audiências e grande interesse da parte dos círculos críticos, levando a uma terceira temporada. A segunda temporada consegue a proeza de cativar ainda mais pessoas, sendo que cada episódio desta temporada foi visto por aproximadamente 5.6 milhões de pessoas. De realçar que o episódio mais visto da série pertence à segunda temporada (Innocense) e foi visto por aproximadamente 8.2 milhões de pessoas.

Finalizada esta terceira temporada, no começo de 1999, há que notar a saída da personagem Angel, levando à criação da sua própria série, Angel, apresentando este vampiro com alma a oferecer ajuda contra forças malignas numa organização própria, na cidade de Los Angeles. A série, estreada em Outubro de 1999, durou cinco temporadas de relativo sucesso crítico na WB. A terceira temporada, ao consolidar a tão adorada relação de Buffy e Angel cativa ainda mais pessoas conseguindo a melhor média de sempre e de toda a série: 5.9 milhões de pessoas assistiram a cada episódio da série 3. Nesta terceira temporada Buffy conseguia shares dignos de séries bem melhor situadas a nível de audiência (shares de 12 a 14, muito incomum no canal WB). Muitos foram os que disseram que uma quarta temporada seria um fracasso. A verdade é que a série mostrou-se mais forte e manteve a sua média com 5.2 milhões de pessoas por episódio.

Com a aproximação do final de sua quinta temporada o contrato entre a 20th Century FOX - a produtora - e a WB chegaria ao fim. A FOX queria um aumento considerável por episódio. A série Buffy iniciou uma nova fase, algo polémica, pelo teor sexual ou gráfico ocasionalmente mais explícito e pelo estilo inicial pouco familiar, durando 2 temporadas no canal UPN, acabando em Maio de 2003, por escolha mútua de Joss Whedon e Sarah Michelle Gellar. A quinta temporada, embora com história interessante, caiu para uma média de 4.8 milhões de pessoas, continuando ainda a ser dos programas mais vistos da WB.

Em 2001 começa a sexta temporada, que depois de transitar da WB para a UPN tem um estreia estrondosa, tornando-se o primeiro episódio, (Bargainning) de duas horas, o segundo episódio mais visto da série atraindo 7.7 milhões de pessoas. A sexta temporada manteve-se com média acima dos 4 milhões. Em 2002, a sétima série estreia demonstrando já um certo desgaste. A primeira metade desta temporada é a mais vista. Depois nota-se uma certa queda nos números. Ainda assim o último episódio da série, com 4.9 milhões dá grande ajuda a média que se situa também acima dos 4 milhões.

Em 2007 Começaram a ser lançados os livros de banda desenhada da Buffy continuando assim a [8ª série][1] em papel, série esta que decorre depois 5ª série de Angel e ainda depois do 12º episódio da 6 série de Angel esta já em papel.

Sinopse Buffy



Buffy Anne Summers descobriu, quando ainda era uma adolescente, que não era uma menina comum. Buffy é uma das escolhidas para lutar contra o mal, forte e corajosa que tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros. Assim, depois de ser treinada por seu Guardião, Giles, ela vai alternar sua vida entre matar vampiros e demônios e curtir sua vida em Sunnydale, uma cidade que abriga a Boca do Inferno, de onde saem os piores seres possíveis. Buffy conta ainda com a ajuda de seus amigos Xander e Willow.
Nascida em janeiro de 1981 em Los Angeles, filha única de Hank e Joyce Summers, Buffy descobriu ser uma Caça-Vampiros quando o Guardião Merrick (no filme Buffy - A caça vampiros) se apresentou a ela e lhe revelou seu destino como a Escolhida. E não demorou muito para que Buffy se desse conta de que sua vida realmente mudara e o fardo não seria fácil de carregar: logo na sua primeira grande vitória contra os vampiros, o ginásio de sua escola (Hemery High) acabou em cinzas.Os problemas acarretados pela filha acabaram resultando no divórcio de Hank e Joyce e, desde então, Buffy tem pouco ou quase nenhum contato com o pai.
Após a separação, Joyce se muda com a filha para Sunnydale (Califórnia), para uma bonita e espaçosa casa na Revello Drive 1630, e Buffy passa a estudar na Sunnydale High, onde conhece seus melhores amigos, Willow e Xander e é apresentada ao seu segundo Guardião, o inglês Rupert Giles.
Na primeira temporada,ironicamente, seu primeiro amor acaba sendo um vampiro — Angel — e na segunda temporada, tem com Angel um relacionamento complicado devido aos problemas dele com uma [maldição cigana, que perde sua alma após uma noite de amor com Buffy, tornando o terrível Angelus. Buffy acaba tendo que lutar contra seus próprios sentimentos e mandá-lo para o inferno (segundos depois de Willow ter conseguido devolver sua alma), a fim de salvar o mundo.
Na terceira temporada Angel retorna após ficar preso em uma dimensão demoníaca ((para ele se passaram 100 anos), porém não reata o relacionamento com Buffy, tentando ser apenas bons amigos. A desaprovação de Joyce em ver sua filha namorar alguém tão mais velho e imortal faz com que Angel decida deixar Buffy definitivamente. Nessa temporada Buffy luta com o prefeito, e uma nova caça vampiros que surgiu na cidade. Após a derrota do [Prefeito], Angel vai para Los Angeles, "para o bem de Buffy", segundo o próprio vampiro.
Após o Nível Médio, Buffy freqüenta a Universidade de Sunnydale por alguns meses — ela até mesmo se muda para o campus da Universidade, dividindo o quarto 214 do Stevenson Hall com Willow (após sua primeira companheira de quarto se revelar uma demônia). No entanto, Buffy logo é obrigada a voltar para casa quando sua mãe começa a ter problemas de saúde; mais tarde, larga definitivamente a Universidade por não poder conciliar os estudos com o trabalho exaustivo e perigoso de Caça-Vampiros.

Buffy




Concepção & influências principais
Em termos de influências principais, denotam-se frequentemente entre fãs e críticos elementos como filmes de terror B, filmes de artes marciais e o universo da banda desenhada (nomeadamente Homem-Aranha e Kitty Pryde, dos X-Men, como influências na personagem principal, em particular a segunda, cujos traços de personalidade Whedon reconhece como recorrentes nas suas personagens femininas). Whedon também foi influenciado por Xena, da série Xena: Warrior Princess.

Outras influências que se apontam, no mundo televisivo em particular, em termos de formato, são The X-Files (Arquivo X no Brasil e Ficheiros Secretos em Portugal), e My So-Called Life (Minha Vida de Cão no Brasil), o primeiro pela fórmula básica do chamado "monstro-por-semana", tendo cada episódio um mal específico a combater ou um qualquer problema a resolver que serve como cenário para o avanço das linhas narrativas da personagem, e o segundo pelo retrato da vida adolescente e noção de feminismo segundo linhas menos óbvias e menos defeminizadas. Whedon em particular reconheceu a importância desta segunda série.

Em termos, precisamente, dos conceitos feministas que os críticos frequentemente analisam e pelos quais a série é bastante discutida, Whedon afirma que a sua ideia básica para todo o programa era precisamente a de pegar na típica "valley girl", tonta, loira, e atraente, no seu papel de vítima recorrente em filmes de terror, e atribuir-lhe um papel activo e poderoso de agressão e de defesa. Por esta inversão de poder, Buffy enquadra-se frequentemente, em ciclos críticos e académicos em particular, na vaga dos 90 de novos símbolos televisivos femininos autoritários.

Para além da possibilitação da exploração da noção básica de feminismo que se atribui à série, os múltiplos demónios que surgem servem também como ferramenta metafórica para a condição social dos adolescentes no liceu/escola secundária, pretendendo os escritores frequentemente explorar temas associados a esta fase da vida através de analogias demoníacas, algo que contribuiu para a distinção da série dos seus pares, e, afirmam os fãs, para a sua identificação com a série e apelo da dita.


Emmys
A série chegou a receber uma nomeação, pela escrita no episódio Hush, caracterizado pela ausiência de diálogo durante uma grande parte do dito, por as personagens perderem as suas vozes.

Um episódio da sexta temporada Once More With Feeling (mais uma vez com sentimento) foi nomeado, mas a ficha de votação não tinha a opção de votação e ele não ganhou.

Christopher Beck, ganhou um Emmy devido a sua banda sonora na série. Christopher ganhou o prémio devido ao tema Close Your Eyes que é o tema de amor das personagens Buffy e Angel. Contudo o músico só fez o score da 1ª à 4ª temporada, regressando no último episódio da 5ª The Gift onde Buffy faz o último sacrifício. Alguns dos seus scores mais importantes estão nos álbuns de Buffy.


O futuro do projecto
Pelo impacto que teve e público fiel que mantem, o Buffyverse (como é tratado pelos fãs) mantém-se alvo de especulação quanto a potenciais novos projectos e futuro desenvolvimento. Além de livros, revistas e as HQs oficiais, mantêm-se rumores activos quanto a possíveis spin-offs, ocasionalmente algo reafirmados por comentários de interesse dos envolvidos no projecto original.

Entre estes potenciais spin-offs, destaca-se o correspondente a Giles, Ripper, contando suas aventuras fantasmagóricas em Londres, cuja potencial criação, supunha-se, para a BBC, recebeu grande atenção. No entanto, o projecto não foi, até agora, concretizado.

, assume-se para TV, centrada na personagem Spike. Não foi, no entanto, confirmado qualquer plano para a realização do dito.

Buffy





Citações
"Eu criei a série para provocar essa reação forte, criei 'Buffy' para ser um ícone, uma experiência emocional, para ser amada de um modo que outras séries não conseguiam ser. É sobre a adolescência, a fase mais importante, quando se amadurece e se torna um adulto, e a série mitifica isso de uma forma tão romântica, que basicamente diz: 'Todo mundo que sobreviver à adolescência é um herói'. E isso é bastante pessoal, que as pessoas sintam algo com a série que é tão real. Eu não poderia ser mais pomposo, mas eu tive essa intenção, eu queria que ela fosse um fenômeno cultural. Queria que houvesse bonecas, Barbies com faixas de kung-fu. Eu queria que as pessoas abraçassem a série de uma forma além do normal 'é um ótimo seriado sobre advogados, agora vamos jantar'. Eu queria que as pessoas a tornassem interior, que fantasiassem de estarem na série, que fosse mais do que um seriado de TV. E nós conseguimos isso". (tradução br) - Joss Whedon
"Algo que as séries sci-fi têm, e que nós não temos, é o poder de fazer algo só porque soa bacana. Cada idéia que colocamos, funcionando ou não, é baseada na idéia de que o público já passou por isso. Uma garota normal passa por isso. Um garoto normal lida com isso. Sabe, são questões de sexualidade, popularidade, empregos. Seja o que for, deve ser baseado na realidade." (tradução br) - Joss Whedon

Buffy em Portugal
Buffy teve a sua estreia em Portugal em Janeiro de 1999 , na SIC onde foram exibidas as 3 primeiras temporadas. A 4ª temporada estreou em 2003 na Sic Radical batendo os recordes de audiência do canal nesse mesmo ano. Em Setembro de 2004, depois de várias repetições da série no canal generalista SIC, a Sic Radical começa a 30 de Setembro do mesmo ano a repetição das primeiras 4 temporadas, a todas as quintas-feiras à noite, passando mais tarde em Janeiro de 2005 para as sextas-feiras, e sendo assim o fim das primeiras quatro temporadas ter sido em Março de 2006. A 30 de Setembro de 2006, a Sic Radical exibe pela primeira vez a 5ª temporada fazendo uma ante-estreia, acabando esta temporada já em 2007, sendo continuada pela 6ª e 7ª , que estreou passado algumas semanas do fim da 6ª. O fim da última temporada será no final de Janeiro.

A transmissão de Buffy em Portugal foi feita de forma muito inconstante estando a série parada durante quase 3 anos, para estar parada outra vez um ano, e recomeçar no ano em que terminou nos EUA. A exibição das 3 últimas temporadas foi feita 3 anos depois do seu cancelamento nos EUA, acabando esta em Portugal 11 anos depois da estreia em 1997 nos EUA, e 4 anos quase 5 depois do seu fim lá.

Devido a todos estes eventos, o DVD da 1ª temporada foi lançado a 6 de Dezembro de 2007, 7 anos depois do primeiro DVD Buffy no mundo.


Curiosidades
Atualmente a série Buffy a caça vampiros vem sendo exibida pela Rede TV. A emissora comprou 34 episódios do seriado e iniciou sua exibição dia 19 de outubro. Buffy será exibida todos os domingos.
É também exibida pelo canal pago I-Sat.

[editar] Elenco
Sarah Michelle Gellar .... Buffy Summers (1997-2003)
Nicholas Brendon .... Alexander "Xander" Harris (1997-2003)
Alyson Hannigan .... Willow Rosenberg (1997-2003)
Charisma Carpenter .... Cordelia Chase (1997-1999)
Anthony Head .... Rupert Giles (1997-2003)
David Boreanaz .... Angel/Angelus (1997-1999)
Seth Green .... Daniel "Oz" Osborne (1997-1999)
James Marsters .... Spike (1999-2003)
Marc Blucas .... Riley Finn (1999-2000)
Emma Caulfield .... Anya Jenkins/Anyanka (1999-2003)
Michelle Trachtenberg .... Dawn Summers (2000-2003)
Amber Benson .... Tara Maclay (2000-2002)
Kristine Sutherland .... Joyce Summers (1997-2001)
Danny Strong .... Jonathan Levinson (29 episódios)
Thomas Lenk .... Andrew Wells / Cyrus (27 episódios)
Eliza Dushku .... Faith (20 episódios)
Armin Shimerman .... Principal Snyder (19 episódios)
Juliet Landau .... Drusilla (17 episódios)
Kirsten Nelson .... Lorena Ross (2 episódios)
Rachel Bilson .... Colleen

fILME:Espelhos do medo


Informações Técnicas:
Título no Brasil: Espelhos do Medo
Título Original: Mirrors
País de Origem: EUA / Romênia
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 17/10/2008
Site Oficial: http://www.mirrorsmovie.com
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Direção: Alexandre Aja

Elenco
Kiefer Sutherland ... Ben Carson
Paula Patton ... Amy Carson


Sinopse:

Do mesmo diretor de "Viagem Maldita", ESPELHOS DO MEDO é a história aterrorizante de um atormentado ex-policial que precisa salvar a família de um mal inominável que está usando espelhos como entrada para sua casa. Ben Carson (KIEFER SUTHERLAND) já teve dias melhores. Faz quase um ano desde que o detetive de gênio inconstante foi suspenso do Departamento de Polícia de Nova York por ter atingido com um tiro outro policial infiltrado, um acidente que não lhe custou apenas o emprego, mas gerou o alcoolismo e a raiva que o distanciaram da mulher e dos filhos e o deixaram encolhido no sofá de sua irmã. Desesperado para retomar sua vida e restabelecer os vínculos com a família, Carson aceita um emprego como vigia noturno nas ruínas do incêndio de uma loja de departamentos. O que antes era um símbolo de prosperidade e imponência agora está decadente na escuridão, como um navio fantasma, destruído por um grande incêndio que levou as vidas de muitos inocentes. Enquanto patrulha os resquícios escurecidos e sombrios da loja, ele começa a notar algo sinistro nos espelhos enfeitados que adornam as paredes da loja. Há imagens horripilantes refletidas nos gigantescos espelhos que chocam Carson. Além de projetarem imagens hediondas do passado, os espelhos parecem também manipular a realidade. Quando Carson vê seu próprio reflexo sendo torturado, ele sofre os efeitos físicos de suas visões fragmentadas. De repente, o ex-policial se descobre lutando contra seus próprios fantasmas e os demônios que seqüestraram seu reflexo, atormentando-o com convulsões, hemorragia espontânea e um estado de quase sufocamento. Sua irmã Angela (AMY SMART), solidária porém cética, não dá importância a esses "pesadelos" bizarros, considerando-os conseqüência do estresse e da culpa pelo tiro acidental. Já a mulher de Carson, Amy (PAULA PATTON), uma objetiva médica legista, é menos indulgente. O comportamento cada vez mais estranho do marido a assusta, pois ela teme que ele coloque os filhos em perigo. Mas uma ameaça muito mais mortal vem à tona, presa nos espelhos e superfícies refletidas que permeiam seu cotidiano. Quando Carson investiga o desaparecimento misterioso de um segurança da loja e sua possível ligação com suas visões pavorosas, ele percebe que uma força malévola e sobrenatural está usando seu reflexo como um meio de aterrorizar a ele e à família. Se ele tem alguma esperança de salvar sua mulher e filhos de uma morte horrível, Carson terá de desvendar a verdade por trás dos espelhos e convencer Amy a ajudá-lo a combater a maior força maligna que já enfrentou.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Seriado : Miami Vice





Miami Vice foi uma série de televisão americana muito famosa na década de 1980. A série se passa na cidade de Miami e gira em torno de dois policiais, interpretados pelos atores Don Johnson e Philip Michael Thomas. A "Miami Viciada" retrata o submundo dos cartéis, corrupção e tráfico de droga.

O primeiro episódio foi ao ar pela NBC em 16 de setembro de 1984. A série teve seu auge em 1986/1987 quando cada episódio chegou a custar 1 milhão de dólares, batendo recordes de audiência sucessivos em 1987.

No Brasil, Miami Vice foi exibido com exclusividade pelo SBT em 1986 até 1990 quando a Rede Globo comprou os direitos da série. Todas as 5 temporadas foram exibidas na íntegra e sem cortes pelo canal de TV por assinatura USA de 1995 a 1999. As duas ultimas temporadas nunca foram ao ar na TV aberta. Em Portugal, foi exibida com o nome "Acção em Miami" pela RTP.

Atualmente a série é exibida no canal Sony (com áudio original e legendas) e na Rede Brasil (dublado em português).


Elenco
Don Johnson - James 'Sonny' Crockett
Philip Michael Thomas - Ricardo Tubbs
Edward James Olmos - Tenente Martin Castillo
Saundra Santiago - Gina Navarro Calabrese
Olivia Brown - Trudy Joplin
Michael Talbott - Stanley Switek
John Diehl - Larry Zito
Martin Ferrero - Izzy Moreno
Charlie Barnett - Noogie Lamont
Sheena Easton - Caitlin Davies-Crockett
Pam Grier - Valerie Gordon
Belinda Montgomery - Caroline Crockett
Muitos famosos participaram de episódios de Miami Vice, entre eles, Phil Collins ( vide Banda inglesa Genesis ), Julia Roberts, Frank Zappa, Bruce Willis, Gene Simmons da famosa Banda americana Kiss e Samuel L. Jackson, além de vários outros astros do rock setentista como David Johansen ( vide The New York Dolls ) e Ted Nugent, o que muito ocorreu durante a série televisiva.
A música tema da série (instrumental) é executada por Jan Hammer que muito atuou com o Lendário Guitarrista Jeff Beck (veja-see The Yardbirds, Rod Stewart, e extensa carreira solo ).

Cronologia
1ª Temporada, 22 episódios 1984/1985
2ª Temporada, 21 episódios 1985/1986
3ª Temporada, 23 episódios 1986/1987
4ª Temporada, 22 episódios 1987/1988
5ª Temporada, 21 episódios 1988/1989

Oz é uma série de TV norte-americana produzida pela HBO entre 1997 e 2003 , dividida em 6 temporadas com 8 episódios cada , com exceção da quarta , que é a mais longa e contém 16 episódios. A série tem como proposta mostrar o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald , também conhecida como “Oz” , incluindo todas as suas subdivisões como o corredor da morte , Emerald City , Unidade B , entre outras. A série tem como principal marca o realismo presente em suas cenas , incluindo atividades que até hoje , poucas vezes foram vistas na Tv com tanta intensidade , como sexo , violência e consumo de drogas. Aos olhos de quem não conhece a série , Oz pode parecer demasiadamente violento e sem atrativos já que é conhecida principalmente pela violência explícita em suas cenas. Porém , o seriado vai muito além disso , ele aborda outras vertentes como política , religião , fatores psicológicos e alguns temas polêmicos como a pena de morte.




História :
O seriado se passa dentro da prisão de Oswald dirigida por Leo Glynn , e suas respectivas unidades , unidade B (prisão geral) , unidade J (unidade dos policias) , entre outras. Mas o enredo principal gira em torno de Emerald City , uma unidade experimental idealizada e projetada pelo seu diretor Tim MacManus , que não mede esforços para melhorar a vida dos prisioneiros , em alguns casos indo até mesmo contra o diretor da prisão Leo Glynn , acreditando que todos os presos têm recuperação. Em Emerald City , os presos têm mais liberdade do que em outras unidades de Oz , mas essa liberdade tem regras , é proibido sexo , drogas , brigas e gritaria. Tudo é controlado , desde a hora da café da manhã até a hora em que as luzes se apagam e as celas se trancam , em Emerald City também é obrigatório praticar atividades físicas e trabalhar. Muitos dos criminosos mais perigosos do país são enviados para Oz , gangues e grupos são formados , o que faz com que cada unidade seja um barril de pólvora , com diferenças étnicas e religiosas entre os prisioneiros , que geram constantes conflitos resultando em brigas e mortes.

Oz


Gangues :
Cada prisioneiro que chega em Oz tem suas próprias crenças , e vive do modo que julga ser o correto. Ao chegar em Em city , um “padrinho” é nomeado pra cada detento , para ajudar os novatos a se acostumarem com as regras e a vida na prisão. Geralmente , os novos detentos têm as mesmas crenças que o padrinho escolhido , ou seja , da mesma gangue. Existem Diversas gangues em Oz , com suas próprias crenças e visões do que é certo e o que é errado. Algumas gangues só querem viver sem se envolver em confusão , como a gangue dos gays , a guangue dos muçulmanos e a gangue “dos outros” , que é composta por prisioneiros que não se encaixam no perfil das outras gangues. Mas em Oz a maioria das gangues brigam o tempo todo para ter o domínio da prisão , em relação ao respeito , tráfico de drogas e superioridade em geral , como os latinos , os arianos , os negros e os italianos , existem também a gangue dos motoqueiros e a dos irlandeses , que são de menor importância já que são mais independentes e não se envolvem tanto em confusões como as outras.

*Latinos : Durante a série teve como principal líder o calculista Enrique Morales , outros latinos eram Miguel Alvarez , Raoul Hernandez e Chico Guerra. Trabalharam em conjunto com os italianos e com os negros no tráfico de drogas de Em City , mais tarde passaram a ser uma espécie de aliados dos italianos contra os negros comandados por Adebisi.

*Italianos : Seu principal líder foi Chucky Pancamo , outros italianos passaram por Oz , como Peter e Nino Schibetta , e Antonio Nappa , que foi morto por ordem do próprio Pancamo. Eram responsáveis pela cozinha e rabalhavam no tráfico de drogas em conjunto com outras gangues , não tinham inimigos desde que não cruzassem seu caminho , os latinos eram os mais próximos em relação a alianças , mas os italianos estavam sempre dispostos a negociar alguns serviços sujos com outros prisioneiros.

*Arianos : Foi a única gangue que teve apenas um líder em toda a série , Vern Schillinger , seu homem de confiança era James Robson. Os arianos tentam conseguir respeito e poder através da violência , fazendo com que sejam uma das gangues mais violentas de Oz. Por serem nazistas , acreditavam que eram superiores ao resto dos grupos , por isso não tinham verdadeiros aliados e inimigos , apenas se uniam com os motoqueiros em raras ocasiões , e abominavam os negros e os gays por questão de princípios.

*Negros : Simon Adebisi foi o líder mais temido e cruel dos negros , outros negros também chegaram a serem líderes , como Kenny Wangler , Burr Redding e o poeta. Também estavam envolvidos no tráfico de drogas e era a gangue mais violenta e temida pelo resto da prisão , tinham como principal inimigo a gangue dos arianos , por motivos óbvios , seus aliados eram os latinos e os italianos , mas somente no que se diz respeito a negócios.

*Muçulmanos : Buscando fazer justiça e com uma forte personalidade , o principal líder foi Kareem Said , Zahir Arif e Hamid Khan também chegaram a liderar. É um dos grupos mais neutros de Oz , guiados pela fé em Alá , passavam a maior parte do tempo rezando , convertendo novos seguidores para o islã e abominando atos que sua religião não permitia , como violência , atos homossexuais e injustiças em geral , mas longe de se envolverem em grandes confusões , por esse motivo não tinham reais inimigos e aliados.

*Os outros : É a gangue mais diversificada de Oz , por possuir membros com crenças e ideologias diferentes , cada membro era seu próprio líder e possuías seus aliados e inimigos pessoais , raramente envolvendo outros membros do grupo. Mas de forma geral se dão bem com as outras gangues , vivendo sem arrumar maiores problemas.


Staff :
*Diretor da prisão : Cabe a Leo Glynn a difícil tarefa de manter a prisão sobre controle , contando com o apoio (ou pressão) do governador James Devlin. Por ser responsável por tomar importantes decisões todos os dias , Leo é radical e inflexível , fazendo com que muitos o contestem em algumas de suas atitudes.

*Diretor de Em City : Apesar de em alguns casos discordar de Leo Glynn , Tim MacManus conta com seu apoio para administrar a unidade que ele mesmo projetou. MacManus têm como foco melhorar a vida dos prisioneiros , acreditando que através de todo um longo processo de recuperação , é possível tornar assassinos condenados em cidadãos decentes. Devido a esse fato , alguns o vêem como o “bom samaritano” de Oz , e alguns o vêem como alguém que vive em um mundo imaginário , onde a realidade é diferente.

*C.O. (Corrections Officers) : Agentes que andam armados apenas com cacetete e possuem a função de manterem os presos na linha , obrigando-os a seguirem as regras , evitando possíveis conflitos entre os detentos.

*S.O.R.T. : É um batalhão especial fortemente armado , composto de agentes preparados para atuar em situações extremas , são requisitados quando a situação foge do controle dos agentes penitenciários.

*Acompanhamento psicológico : É responsabilidade da Irmã Peter Marie , que procura resolver os problemas psicológicos dos detentos , orientando-os com consultas , programas para afastamento das drogas , mesmo que na maioria dos casos seu trabalho não surta muito efeito , ela tenta aliviar a tensão com palavras ao invés de armas.

*Acompanhamento religioso : Padre Ray Mukada era um jovem promissor , mas devido ao seu grande ego , o cardeal o enviou para Oz como espécie de punição , desde então , Mukada é o responsável por inserir a religião num ambiente hostil , sendo responsável por missas , funerais e absolver os prisioneiros em suas confissões , em alguns casos trabalhando em conjunto com Peter Marie.

*Enfermaria : A doutora Gloria Nathan é a chefe da ala hospitalar de Oz , e conta com outros médicos para dar aos detentos os cuidados médicos necessários , desde casos simples como uma gripe , a casos mais graves como ferimentos a faca e fraturas. Como a ala hospitalar não possui suporte para cirurgias , em casos cirúrgicos os presos são operados no hospital Benchley Memorial. Gloria trabalha com dedicação e compaixão , sendo muito gentil , e isso faz com que em alguns casos ela questione sua própria profissão e a escolha de trabalhar num ambiente tão hostil.


Personagens principais :
*Tim MacManus (Terry Kiney)

*Leo Glynn (Ernie Hudson)

*Gloria Nathan (Lauren Velez)

*Peter Marie (Rita Moreno)

*Ray Mukada (B.D. Wong)

*Augustus Hill (Harold Perrineau)

*Ryan O’Reily (Dean Winters)

*Miguel Alvarez (Kirk Acevedo)

*Vern Schillinger (J.K. Simmons)

*Tobias Beecher (Lee Tergesen)

*Kareem Said (Eamonn Walker)


Personagens secundários :
*Simon Adebisi (Adewale Akinnoye-Agbaje)

*Chucky Pancamo (Chuck Zito)

*Chris Keller (Chris Meloni)

*Arnold Jackson (Mums)

*Bob Rebadow (George Morfogen)

*Jaz Hoyt (Evan Seinfeld)

*Enrique Morales (David Zayas)

*Kenny Wangler (J.D. Williams)

*Agamemnon Busmalis (Tom Mardirosian)

*Shirley Bellinger (Kathryn Erbe)

*James Robson (R.E. Rodgers)

*Cyril O’Reilly (Scott Winters)

Curiosidades de Oz


Curiosidades :
Ryan O’Reilly e Cyril O’Reilly são irmãos na série e na vida real.
O muçulmano Hamid Khan é filho do diretor Leo Glynn na vida real.
Jaz Hoyt é ator de filmes eróticos , é casado com a atriz de filmes eróticos Tera Patrick e é o baixista da banda de rock Biohazard.
Shirley Bellinger é casada com Tim MacManus na vida real.
Padre Ray Mukada é homossexual e é casado com um homem na vida real.
2 personagems de Oz foram presidiários na vida real , Chucky Pancamo e Arnold Jackson , o poeta.
Shirley Bellinger foi a única mulher que ficou presa em Oz , aguardando o dia de sua execução no corredor da morte.

Seriado : Friends


Friends foi uma sitcom norte-americana sobre um grupo de seis amigos residentes no bairro de Greenwich Village, em Nova Iorque. Foi transmitida originalmente pela rede de televisão americana NBC entre 22 de Setembro de 1994 e 6 de Maio de 2004, com um total de 236 episódios. Foi criada por David Crane e Marta Kauffman, e produzida por Kevin S. Bright para a Bright/Kauffman/Crane Productions, The Friends Corporation LLC, e Warner Bros. Television. O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. O episódio final foi assistido, em média, por 51.1 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Durante a 10ª temporada do seriado, este arrecadou 7 Prêmios Emmy (incluindo um na categoria Emmy do Primetime para Melhor Série de Comédia), um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e 56 outros prêmios com 152 nomeações. Em 2002, a revista especializada em televisão TV Guide lançou uma lista com os 50 melhores programas da televisão, e Friends constava em 2º lugar.

Elenco
Jennifer Aniston - Rachel Green era uma rica dondoca que, após abandonar o noivo no altar, veio para os braços de Monica (a amiga de adolescência). Trabalhou como garçonete no Central Perk (lugar em que os 6 amigos se encontravam) e consultora de moda. Vivia numa relação "indo e voltando" com Ross, na qual tiveram uma filha, Emma. Rachel apesar de ter vindo de uma família rica, durante o seriado amadurece e passa a ser uma mulher decidida, amiga e responsável.
Courteney Cox Arquette - Monica Geller é uma chef de cozinha neurótica por limpeza e que gosta de ser a dona da verdade. Durante a adolescência era gorda, motivo de más recordações até hoje para ela. Todos os personagens gostam de se encontrar no seu apartamento. Casa-se com Chandler na sétima temporada do programa.
Lisa Kudrow - Phoebe Buffay saiu de casa aos 14 anos, e foi moradora de rua antes de conhecer seus amigos. Um tanto excêntrica, sua mãe se suicidou, e seu pai abandonou a família. A irmã gêmea, Ursula, a odeia. Conheceu seu meio-irmão, Frank, e aceitou ser "barriga de aluguel" para ele. Trabalhou como musicista (criando músicas como "Gato Fedorento/Smelly Cat"), massagista, entre outros empregos.
Matt LeBlanc - Joey Tribbiani é um ator ítalo-americano, canastrão e não muito esperto. Tornou-se companheiro de quarto de Chandler. Dá em cima de toda mulher que aparece, nutriu um amor por Rachel que logo foi superado. Único que perdurou após o final da série, em 2004, protagoniza a série Joey. A série, porém, foi cancelada após duas temporadas.
Matthew Perry - Chandler Bing foi um processador de dados (emprego esse desconhecido pelos seus amigos) e odiava esse trabalho até que na 9ª temporada ele finalmente teve coragem de se demitir para trabalhar com propaganda (trabalho que ele gostava de verdade). Ele é o mais cômico dos personagens, e com certeza o mais sarcástico, por isso vive fazendo as piadas certas nas horas erradas. É questionado sobre sua sexualidade, e tem um pai travesti, o que aumenta ainda mais os rumores. Seu relacionamento mais longo antes do casamento com Monica Geller foi com a irritante Janice, que acabou na 3ª temporada.
David Schwimmer - Ross Geller é um paleontólogo que ama dinossauros e se divorciou três vezes durante o seriado: da lésbica Carol (que lhe deu seu primeiro filho, Ben), da britânica Emily (cujo nome ele trocou pelo de Rachel no dia do casamento), e de Rachel (casaram-se bêbados em Las Vegas). Rachel e Ross tiveram uma filha juntos, Emma. É muito inteligente e apaixonado por Rachel desde a escola.